24 Agosto 2015

Seven Digital Contents Selected to Represent Portugal in UN Award

O My HopeCare é um dos sete projectos portugueses seleccionados para representar o país na edição de 2015 dos World Summit Awards. “Todos os pacientes. Um écran. Em qualquer local” é o lema desta aplicação de e-saúde, que permite aceder a cuidados médicos e a informação, independentemente da distância física. O serviço foi desenvolvido pela Hope Care. Está disponível para iOS e brevemente para Android. O projecto da Hope Care foi o escolhido pela APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações) na categoria de Health and Environment. Além do My HopeCare, são ainda vencedores a Gfi, TVI Player, Compra Solidária, Rewind Cities, Immensa e Landka.

De acordo com o calendário, um júri online, composto por peritos internacionais, irá escolher os melhores 15 a 18 projectos em cada uma das oito categorias a concurso. Os projectos desta shortlist serão de seguida analisados por um grande júri (em Outubro), que seleccionará os projectos que passam à última eliminatória, num total de cinco por categoria. Na última fase do WSA 2015, os 40 vencedores seleccionados serão apresentados no WSA Global Congress, a decorrer em Singapura, no início de 2016, onde serão divulgados os vencedores. Fique a conhecer os finalistas por categoria.

Government & Open Data: FixCascais. É uma solução de crowdsourcing que permite aos utilizadores reportar, partilhar e ter feedback sobre os problemas locais. Esta app móvel foi desenvolvida pela Gfi e pela Innovagency para o Município de Cascais. Está disponível para iOS e Android, assim como para a web.

Media & News: TVI Player. É uma plataforma vídeo player com transmissão em directo de vários canais do universo TVI e outros conteúdos/eventos nacionais e internacionais. A plataforma disponibiliza também milhares de conteúdos em VOD da TVI e de parceiros externos. Os utilizadores têm acesso ao timewarp dos últimos trinta dias de emissões da TVI. A aplicação, desenvolvida pela MCD (Media Capital Digital), está disponível para web e para móvel, em iOS eAndroid.

Business & Commerce: Compra Solidária. É um site que introduziu em Portugal um conceito pioneiro e único: é uma plataforma centralizadora que funciona como motor de pesquisa de centenas de formas “2 em 1″ de ajudarmos uma causa, através de uma simples opção no nosso dia-a-dia. O utilizador encontra, num só local, de uma forma prática e pesquisável, Produtos, Serviços e Eventos que revertem para a sustentabilidade de projectos de cariz social e ambiental, reunindo também informação sobre cada projeto e divulgando igualmente variadas outras formas de contribuir para os mesmos. E sabe que nesta plataforma, 100% do valor dos produtos das instituições de solidariedade vai de facto para as mesmas.

Culture & Tourism: Rewind Cities Lisbon. É uma app que, com recurso à tecnologia de realidade aumentada, transforma smartphones e tablets em verdadeiras máquinas do tempo de bolso. Através das múltiplas experiências disponíveis, o utilizador é transportado ao passado da cidade de Lisboa, visualizando a história de monumentos e locais, sobreposta à realidade que está no ecrã. É gratuita, está disponível para iOS e Android e é da Rewind Cities, uma startup apoiada pelo Vodafone Power Lab.

Learning & Science: Art Legacy. É uma aplicação que simula a ilusão de viajar dentro de uma pintura usando um efeito de parallax e zoom. Permite explorar mais de uma centena das mais famosas pinturas de história da arte, organizadas cronologicamente numa linha temporal interativa, permitindo conhecer profundamente o autor e a sua obra. Foi desenvolvido pela Landka e estará disponível para iOS, Android e Windows.

Inclusion & Empowerment: Places4All. É um sistema universal de classificação de acessibilidade de locais. O website tem informação detalhada e visa promover a acessibilidade para pessoas com autonomia condicionada (física, visual, auditiva ou cognitiva), divulgando as boas práticas dos locais, das empresas e das autarquias. Permite ainda a interacção dos utilizadores na referenciação e avaliação dos locais. Esta plataforma online foi desenvolvida pela Immensa Inclusive Cities Association.

APDC

Comentários


  • Siga-nos.

    Estamos à sua espera.
  • Facebook
    Google+
    Twitter
    YouTube
    LinkedIn
  • © 2017 Hope Care - All rights reserved